5 linguagens do amor

5 tipos de linguagens do amor – Aprenda a identificar o seu

E se eu te disser que nem todo mundo recebe ou mostra afeto da mesma forma, você acredita? Existem tipos de linguagens do amor e é bom você conhecê-los.

É muito comum casais brigarem pela seguinte razão: um não consegue demonstrar amor do jeito que o outro espera.

Por exemplo, enquanto a Joana quer se sentir amada através de declarações e elogios, o Elias está demonstrando amor por meio de presentes.

Assim, um fica insatisfeito com o outro: o Elias, porque ela parece não ligar para os presentes; e a Joana, porque ele parece muito frio e indiferente.

Por isso, é fundamental conhecer os tipos de linguagens do amor e as preferências do namorado ou namorada, pois assim fica mais fácil desenvolver uma boa sintonia afetiva.

Indo ao encontro disso, em 1992 o escritor Gary Chapman escreveu um livro sobre o assunto, muito usado até hoje. A obra “As 5 linguagens do amor”  discorre sobre as cinco formas que os casais costumam demonstrar e receber afeto.

Observe com qual você e o seu parceiro (a) se identificam.

Linguagem 1: Palavras de afirmação

Quem gosta de receber amor dessa forma dá muito valor às palavras, tanto às declarações, quanto aos elogios.

Assim, frases como “Eu te amo!”, “Estou muito feliz com você!”, “Você é excelente nisso!” as agradam muito.

Porém, engana-se quem pensa que só grandes elogios e declarações apaixonadas caem no gosto delas.

Na verdade, qualquer frase simples que seja positiva e demonstre carinho elas valorizam, por exemplo: “Obrigado por ter vindo”, “Gostei da sua blusa”, “Você tem uma boa memória”.

Linguagem 2: Qualidade de tempo

Quem gosta de receber afeto assim, ama quando a outra pessoa gasta um tempo exclusivo com ele, ainda que seja pequeno. Esse tempo pode ser gasto com passeios, brincadeiras, conversas e por aí vai.

Por conta disso, elas odeiam quando o outro fica mexendo no celular ou fica assistindo TV na sua companhia, pois ela se sente desvalorizada.

Linguagem 3: Presentes

DEMONSTRAR AMOR - 5 tipos de linguagens do amor - Aprenda a identificar o seu

Pessoas com essa linguagem acreditam muito que os “mimos” são a melhor forma de expressar afeto.

O detalhe é que o presente nem precisa ser caro, só o ato de dedicar um tempo para pensar no outro e de escolher alguma coisa já expressa carinho.

Aliás, esses dias uma seguidora perguntou como falar para o namorado que ela não gostava tanto de ganhar presentes. Ela disse que ele a presenteia demais, muito além do normal.

Ambos terão que conversar para achar uma boa sintonia.

Linguagem 4: Gestos de serviço

É um dos tipos de linguagens do amor em que as pessoas sentem-se amadas quando o outro se sacrifica por elas.

Ao falar de “gestos de serviço”, Gary Chapman se refere a atos que um gostaria que o outro fizesse por eles. Normalmente são tarefas, como: fazer alguma atividade pelo outro, arrumar a casa, ir ao supermercado, fazer o almoço e assim por diante.

Perceba que é algo que será mais frequente dentro do matrimônio. Muitas esposas e maridos irão apreciá-la.

Linguagem 5: Toque físico

Quem gosta de receber amor através do toque físico se sente amado quando o outro a beija, a abraça, fica de mãos dadas com ela, dá um cafuné e assim por diante.

Mais do que saber que é amada, essas pessoas querem demonstrações físicas disso.

Obviamente, elas também sofrem mais para viver a castidade, pois é aquela história: quanto mais perto você fica do fogo, maior a chance de se queimar.

Por isso, se você tiver essa linguagem do amor, é essencial seguir estratégias para não cair em tentação e não pecar contra a castidade.

Se quiser ajuda, há alguns dias lancei o livro “Namoro & Castidade combinam”. Clique aqui para ter mais informações.

Enraizando o conhecimento…

E aí, quais os tipos de linguagens do amor mais te representam? Lembrando, não basta saber as linguagens, é necessário aplicá-la no dia-a-dia do casal.

Por isso, envia esse artigo para o parceiro (a) e após a leitura, conversem sobre como vocês gostam de RECEBER amor. Cada um pode escolher até duas linguagens.

Após isso, passem a dar amor do jeito que a pessoa gosta de receber. No início pode ser difícil, mas com a repetição tudo vai ficar fácil e natural. Simples, né?

Espero que tenha gostado desse artigo! Para saber como diminuir a insegurança no namoro, leia o artigo que fiz há alguns dias, está excelente!

Fique com Deus, salve Maria!

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] você souber qual a linguagem do amor dela, facilitará mais ainda sua vida. Leia este artigo para […]