mendigar atenção

Que tal parar de mendigar amor?

Quando comecei a pensar no tema “mendigar amor”, logo lembrei da pergunta que uma seguidora me fez há uns meses.

Ela me disse que queria muito namorar, mas estava “ficando” com um rapaz há quase um ano e ele não tomava a iniciativa de pedi-la em namoro. Então ela me perguntou o que fazer.

Olha que situação, ela se sujeitava a um relacionamento descartável por pensar que um dia ele viraria algo sério. Doce ilusão.

No fundo, essa moça estava clamando para ser valorizada pelo rapaz, embora ela mesma não se valorizasse. Ela estava mendigando amor, isto é, estava implorando por afeto.

Contudo, ela está longe de ser a única. Mendigar amor é algo muito frequente.

Quando você leva um fora (seja na paquera, seja no relacionamento) e continua correndo atrás da pessoa, você está mendigando amor.

Quando você leva vácuos de dias e continua mandando mensagens e puxando assunto, você está mendigando amor.

No momento que você aceita situações inadmissíveis no namoro (como traição, agressividade e humilhações) por medo da pessoa terminar, você está mendigando amor.

Inclusive, recordo que já cometi muito esse erro.

Anos antes de namorar a Tainá, eu estava apaixonado por uma garota da faculdade. Só tinha um problema: embora ela gostasse de mim, ela gostava bem mais de um outro cara.

O que eu fiz? Chamei-a para conversar e disse: “Se um dia você mudar de ideia, pode me mandar mensagem, pois estarei te esperando”.

Percebeu a minha falta de amor-próprio? Coloquei-me como uma vaga de estacionamento que estava guardada eternamente para ela. O cúmulo da baixa autoestima.

Perceba, portanto, que mendigar amor e atenção é algo comum, mas que não pode ser considerado normal.

Por que mendigamos amor?

Em geral cometemos esse erro por três razões.

A primeira razão é a carência: temos medo de ficar sozinhos.

Muitos relacionamentos só existem por que alguém do casal tem pavor da solidão. Sabe aquela história do “ruim com ele, pior sem ele”? É mais ou menos isso.

A segunda razão é a baixa autoestima, ou seja, um amor-próprio diminuído. A pessoa acredita que precisa da outra para se sentir amada, feliz e alegre.

Por conta disso, ela busca esse alguém com todas as suas forças, ainda que ele não esteja nem aí para ela ou que não a trate com respeito.

Esse provavelmente é o caso daquela seguidora. A autoestima dela está tão encolhida que ela nem percebe que o rapaz está enrolando-a.

Enfim, a terceira razão é o orgulho, isto é, um amor-próprio exagerado. A pessoa se acha tão espetacular que não entende como alguém a rejeitou ou como alguém não a idolatra 24 horas por dia.

Isso faz com que ela fique no pé dos outros, implorando para eles reconhecerem sua beleza, seus talentos e suas virtudes.

As consequências de mendigar amor

Uma consequência clara é a dependência emocional, assunto que já escrevi sobre há um tempo (clique aqui para ler).

A dependência emocional consiste em um apego exagerado. Em outras palavras, a pessoa amada se torna o centro da vida do outro.

Isso causa inúmeros problemas pessoais, profissionais e espirituais na vida do dependente.

Outra consequência comum é trair os próprios princípios. Há pessoas que trocam de religião e que mudam de convicções só para continuar namorando.

Tudo isso causado – como já vimos – pelo medo da solidão e pela baixa autoestima.

Como parar de mendigar afeto e atenção

mendigar amor - Que tal parar de mendigar amor?

Lembre-se do amor de Cristo

Uma vez que entendemos as razões e as consequências de mendigar amor, fica fácil achar soluções para isso.

A primeira solução é também a mais importante: em vez de implorar afeto dos outros, lembre-se que teve uma pessoa que te amou tanto, mas tanto, que deu a vida por você.

Sério, não tem como alguém correr atrás de migalhas de amor depois que mergulha no oceano de amor que é Jesus.

Após termos uma experiência real com Cristo, tudo vira esterco quando comparado a estar na presença de Deus, como o próprio São Paulo fala (cf. Fl 3,8).

Se antes a pessoa queria alguém para curar a carência, depois de encontrar Jesus ela passa a querer alguém para viver junto as coisas de Deus.

“Mas Lucas, como ter essa experiência com Jesus?”. Existem algumas formas:

Tenha uma vida de oração: Dedique todos os dias um momento exclusivo para conversar com Deus e recitar orações;

Leia mais vezes a palavra de Deus: Para se relacionar com Jesus, é preciso conhecê-Lo. Leia principalmente os Evangelhos e medite sobre as passagens que mais te chamarem atenção.

Tenha uma vida de sacramentos: Não fique em pecado mortal de forma alguma, confesse-se sempre que cometer um pecado grave. Além disso, comungue com muita devoção, pois aquela hóstia é o próprio Jesus que quer te encontrar.

– Faça um retiro: Muitas vezes é difícil ouvir a voz de Deus em meio as tarefas e obrigações do dia a dia. Por isso um retiro pode ser útil, pois ele te mergulha em uma rotina voltada a um encontro com Deus. O desafio posterior será manter a chama do retiro acesa na vida cotidiana.

Tenha um amor-próprio equilibrado

Por sua vez, a segunda solução para parar de mendigar amor é ter um amor-próprio equilibrado.

Como vimos, a baixa autoestima nos faz acreditar que precisamos de determinada pessoa para sermos felizes e amados.

Porém, a autoestima inflamada também é ruim, pois nos faz correr atrás de alguém para receber aplausos, elogios e afeto.

Dessa forma, faz-se necessário ter uma justaestima de si mesmo, que pode ser bem compreendida como humildade.

A humildade nada mais é do que enxergar a realidade: que somos pecadores, miseráveis, imprestáveis, mas que somos filhos amados de Deus, logo temos algum valor.

Enraizando o conhecimento…

Nesse artigo você aprendeu como parar de mendigar amor dos outros.

Caso queira aprender mais sobre vida de solteiro e relacionamentos, te convido a seguir o Projeto Santo Namoro no Instagram. Diariamente posto conteúdos práticos sobre esses assuntos. Clique aqui e comece a seguir!

Compartilhe esse texto com alguém que precisa dele!

Deus abençoe.

4.3 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] segundo ensina como parar de mendigar amor das outras pessoas, clique aqui para […]