“Como lidar com um melancólico no namoro” é o segundo artigo sobre os quatro temperamentos que serão postados nas próximas semanas.
Já foi postado um artigo que ensina como lidar com os sanguíneos, depois dá uma lida.
Em cada um desses artigos a introdução será bem parecida, uma vez que nem todos leitores acompanharão os quatro textos que serão postados, por isso a necessidade de repetir algumas definições.
Dito isso, comecemos a falar um pouco sobre esse tema que está tão em alta.
O que é um temperamento?
Para início de conversa, é bom deixar claro que temperamento é diferente de signo.
Signos são superstições que tem como base a posição do sol em relação à Terra no dia que o indivíduo nasce.
Assim, as pessoas acreditam que a posição do sol influencia comportamentos, personalidade e até como será o dia. O assunto deste artigo não tem nada a ver com isso.
O temperamento humano é fisiológico, ou seja, são tendências comportamentais que nascem com a própria pessoa. Em outras palavras, são características que o indivíduo não escolheu ter, ele simplesmente veio ao mundo com elas.
Eu sou um bom exemplo disso. Desde a infância sou uma pessoa quieta, essa é a minha tendência natural.
O problema é que muitos leem isso e começam a usar o próprio temperamento como desculpa para serem mal-educados, grossos, insensíveis etc.
Como falei, o temperamento é um conjunto de TENDÊNCIAS e não de OBRIGAÇÕES. Dessa forma, todos somos chamados a domar as más tendências.
Ao longo da história os estudiosos buscaram classificar os temperamentos em tipos. Atualmente, a teoria mais popular é que existem quatro temperamentos principais: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico.
Aqui vamos aprofundar sobre o temperamento melancólico.
Principais tendências dos melancólicos
Nenhuma pessoa é puramente um único temperamento, pois é comum haver uma mistura. Contudo, sempre tem um temperamento que é predominante.
A pessoa melancólica é introvertida e tem as seguintes tendências.
Boas tendências:
– Ser organizado, gostar de regras, ser disciplinado;
– Ser profundo em sentimentos, em conversas e no estudo;
– Ser quieto, pensativo, concentrado, gostar de ficar só;
– Ser observador, curioso, detalhista;
– Ser responsável, fiel ao que acredita;
Más tendências:
– Reagir lentamente às situações (nem sempre isso será ruim);
– Ser sensível demais, guardar ressentimento;
– Ter dificuldade em partilhar o que sente ou o que pensa;
– Ser inclinado à tristeza, ter dificuldade em socializar;
– Ser pessimista, inseguro, reclamar demais;
Como lidar com um melancólico no relacionamento
1) Suporte as más tendências
Para lidar com um melancólico, primeiro será necessário suportar as más tendências dele e na medida do possível será preciso ajudá-lo a corrigir os defeitos.
Vamos a exemplos práticos.
Caso tenha uma discussão com o melancólico, tome cuidado com as palavras que forem ditas, pois ele tende a ter uma sensibilidade maior do que os outros temperamentos.
Se, por acaso, você falar algo duro ou então de uma forma grosseira, é bem possível que essas palavras fiquem marcadas na mente dele, e ele fique ressentindo isso por muito tempo.
Dessa forma, sempre busque falar calmamente durante uma discussão, correção ou uma conversa, evitando ser ríspido.
Sobre esse assunto, vale a pena saber as 10 frases que não devem ditas em um namoro, dê uma lida.
Como vimos, os melancólicos também têm dificuldade em contar o que estão sentindo ou o que estão passando.
Portanto, cabe ao namorado (a) incitar o melancólico a falar e a colocar as coisas para fora, pois essa partilha é importantíssima para o relacionamento. Só tome cuidado para não forçar a barra, senão ele se fecha ainda mais.
Eles também tendem a ser pessimistas, a serem críticos, reclamões. O namorado (a) precisará dar doses de ânimo ao melancólico, além de cortá-lo sempre que ele começar a reclamar da vida.
2) Aprenda a lidar com as boas tendências
Por sua vez, além de suportar as más tendências, é preciso também saber lidar com suas boas inclinações.
Os melancólicos gostam de ter conversas relevantes, às vezes até reflexivas, pois tendem ser profundos.
Isso não quer dizer que eles não conversam sobre futilidades, mas sim que suas conversas preferidas são aquelas que são profundas, ainda que sejam sobre assuntos bobos.
Assim, se quiser passar horas e horas conversando com o melancólico, é só começar a aprofundar nos assuntos.
Eles também são inclinados a ficarem sozinhos, eles gostam (e precisam) de ter um tempo só para eles.
Portanto, sempre respeite o espaço dele, não cobre a presença dele 24 horas por dia.
Por fim, como vimos, outra boa tendência é a ordem, a organização. Eles gostam de ter o controle sobre as coisas ao redor, isso dá segurança a eles.
Dessa forma, se você não é tão organizado (a) assim, busque ser pelo menos quando estiver junto com ele, quando fizerem programas juntos, pois isso vai evitar algumas discussões.
Enraizando o conhecimento…
Nesse artigo você aprendeu a como lidar com um melancólico no namoro. Viu que eles têm boas e más tendências, assim como os demais.
Recomendo novamente a leitura sobre como lidar com os sanguíneos no namoro. Espero que acompanhe os próximos artigos sobre os fleumáticos e coléricos.
Se você quer, enfim, conseguir viver a castidade e parar de ficar com a consciência pesada, preste atenção nisso.
Existe um método capaz de fazer qualquer casal viver a castidade no namoro, ainda que os dois já tenham tido relações juntos.
Isso é do seu interesse? Então clique aqui e leia com atenção.
Espero que tenha gostado desse artigo! Compartilhe com alguém que precisa dele!
Deus abençoe!
Católico, catequista, escritor e nutricionista. Autor do Projeto Santo Namoro & namorado da Tainá. Siga o @santonamorooficial no Instagram.
[…] foram escritos artigos que ensinam a lidar com os sanguíneos, com os melancólicos e com os fleumáticos, depois dê uma […]
[…] foram postados artigos ensinando a como lidar com os sanguíneos e a como lidar com os melancólicos no namoro, depois dá uma […]
De verdade, são os piores pra se lidar no namoro, to num namoro/casamento de 11 anos, 11 ANOS… E ate hoje to aprendendo a lidar com meu marido melancólico, mas depois que eu fui descobrir os temperamentos, isso tem me ajudado muito, tbm não sei se ajuda o fato de eu ser fleumática, eu queria não me incomodar quando ele se isola mas isso tem me incomodado muito. Vou falar uma coisa aqui bem resumindo como é se relacionar com um melancólico, não fiquem magoados mas a sensação é de ter que pisar em ovos o tempo todo, e ainda sim, mesmo vc tomando cuidado com as atitudes e palavras, VC VAI PISAR SEM QUERER
Lidar com melancólico deve ser bem chato, e olha que falo como um!
De todos oa temperamentos o que melhor que lida com melancólico -pelo menos na minha visão – são os sanguíneos. Esse povo tem uma capacidade chata de me tirar da minha introspecção com a sua forma despreocupada que chega a me dar medo.
Sanguíneos (os imaturos) tem o poder de irritar muito um melancólico, tirando o seu espaço, mas com certeza ele é o melhor antídoto para o pessimismo e as reclamações do melancólico (sou um).