Opa, ao longo desse artigo você verá os 10 maiores erros que as mulheres cometem no namoro.
Como disse o Papa Francisco em 2017:
“Quando falta a mulher, falta a harmonia. (…). É ela que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”.
Ou então como falou o Papa Emérito Bento XVI, dez anos antes, em 2007:
“A história do cristianismo teria tido um desenvolvimento muito diferente se não houvesse a generosa contribuição de muitas mulheres”.
Frases como essas ressaltam suscintamente as qualidades e a importância da mulher na Igreja e na sociedade em geral.
Basta olhar atentamente para as moças, para entender que é próprio do feminino o amor, a força, a generosidade, a empatia e a sabedoria.
Todavia, nem elas estão a salvo de cair em alguns erros quando se trata de relacionamento.
Apesar de os rapazes também cometerem boa parte dos erros que citarei, acredito que no namoro as mulheres os cometem mais frequentemente.
Vale lembrar que nem todas as moças realizam esses erros, ok? Falarei de um modo geral.
Então, vamos a lista: os 10 maiores erros que as mulheres cometem no namoro!
1º erro: Achar que vai mudar o namorado
Isso acontece não apenas no namoro, mas até no casamento.
Muitas mulheres ao se interessarem pelo homem, percebem alguns defeitos, mas pensam algo como: “eu sei que ele é assim, mas no namoro eu mudo ele”.
Alguns homens até contribuem para essa fantasia, dizendo que agora que está namorando com ela, será uma nova pessoa! Será?
Como disse Augusto Cury em seu livro “As regras de ouro dos casais saudáveis”, ninguém consegue mudar ninguém, o máximo que conseguimos é piorar o outro.
Apenas a pessoa consegue se mudar, muito ajudado pela graça de Deus.
Por isso, não caia nesse erro! Como diria aquele ditado, se você fizer isso, você estará arrumando sarna pra se coçar.
2º erro: Ter baixa autoestima no namoro
Algumas moças me perguntam como diminuir a própria insegurança com o relacionamento, pois elas têm uma ideia fixa de que os namorados vão trocá-las por outras.
Esse pensamento é fruto da baixa autoestima.
O sentimento de inferioridade não consegue fazê-las enxergar que os namorados as amam, valorizam e que estão felizes com o namoro.
A consequência dessa falta de amor-próprio é o ciúme excessivo, já que qualquer pessoa que chega perto do namorado é uma potencial concorrente.
Além disso, causa também situações constrangedoras como aceitar traições; ou situações sérias como aceitar agressões e xingamentos. Tudo para não perder o namorado.
Tem um artigo onde falo como diminuir a insegurança no namoro, clique aqui para lê-lo.
3º erro: Desvalorizar o namorado
Ao contrário do anterior, o erro número três consiste em ter uma autoestima muito inflamada.
Cada vez mais surgem ideias e movimentos que exaltam as mulheres, mas que rebaixam os homens, tratando-os como “objetos desnecessários”. É praticamente um machismo ao contrário.
Mulheres que bebem dessa fonte acabam olhando o parceiro como um mero acessório, o que obviamente está errado.
Além disso, elas não demonstram sentimentos e querem ser ditadoras da relação: querem mandar e desmandar.
Assim sendo, perceba que tanto a falta de autoestima, como o excesso, fazem mal para o ser humano e consequentemente para o namoro.
4° erro: Cobrar e reclamar demais do namorado
Como homem que sou, imagino que não deve ser fácil lidar conosco em um relacionamento (inclusive já fiz um artigo sobre os principais erros que os homens cometem no namoro).
Todavia, quanto mais a mulher cobra do homem, mais as coisas desandam. Chega um momento que ao invés de ajudarem, as cobranças acabam atrapalhando.
Por exemplo, quando a moça cobra exageradamente o rapaz para ele ser mais atencioso na relação, a tendência é que ele fique com o “saco cheio” e até piore na desatenção.
Da mesma forma acontece nas reclamações. Sendo assim, cuidado com o excesso!
5º erro: Esperar um príncipe encantado
Por melhor que seja o rapaz, ele vai ter seus defeitos, seus dias ruins e suas crises de vez em quando.
Se a mulher entender isso e domar suas expectativas, a chance do namoro prosperar é enorme.
Contudo, muitas vezes é que a moça inicia o namoro pensando que está se relacionando com um príncipe encantado ou com um santo de sétima morada.
Então, na primeira decepção a ficha cai e ela percebe que ele é tão imperfeito quanto ela.
Essa quebra de expectativa pode ocasionar o erro número quatro: cobranças e reclamações exageradas.
Dessa forma, tenha em mente que os príncipes estão nos filmes/desenhos e que os santos em sua maioria já estão no céu. A maior parte dos namorados são homens que erram e acertam.
6° erro: Ser hipersensível
Uma história que ilustra bem o que é a hipersensibilidade vem de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Conta ela em sua autobiografia que frequentemente chorava, e ao perceber que estava chorando, chorava mais ainda porque se sentia culpada por estar chorando. Percebe o drama?
Trazendo essa realidade para o namoro, moças hipersensíveis sofrem demais porque não conseguem lidar com críticas e discussões comuns em um relacionamento.
Quando elas não têm a consciência de que são/estão hipersensíveis, podem correr o risco de interpretar mal as frases, os conselhos e as conversas que têm com o namorado, sempre se sentindo ofendidas por elas.
Essa má interpretação é ruim, pois machuca a namorada e gera um clima ruim no namoro.
7º erro: Ser grudenta demais
Quando digo “grudenta”, não estou falando de demonstrar amor e carinho em excesso. Falo de não deixar o namorado respirar.
Algumas namoradas por gostarem tanto dos companheiros, acabam querendo ficar 24h na companhia do namorado, se não pessoalmente, virtualmente.
Isso faz com que o namorado enjoe dela, pois se o contrário acontecesse, ela também enjoaria dele.
O cérebro humano costuma rejeitar exageros. Por exemplo, por mais que você ame filme de comédia, você não conseguiria passar um mês assistindo diariamente doze horas de filme de comédia.
A mesma coisa acontece em um relacionamento: é necessário um pouco de ausência para que a presença seja valorizada.
Ainda mais quando se trata de homens, que naturalmente gostam e precisam de ter um tempo só para eles.
8º erro: Colocar o namoro acima de tudo
Quantas mulheres e homens que eram frequentes na Igreja enquanto pediam um namorado ou namorada, mas ao receberem a graça nunca mais apareceram?
Quantas pessoas que passam mais tempo com o namorado ou namorada do que com a própria família?
Evidente que o namoro tem sua importância, pois como disse o Professor Felipe Aquino: “o namoro é o início de uma família”. Contudo, é necessário cuidado para não cair no erro de colocá-lo no centro da vida.
Esse erro acomete mais as mulheres, pois normalmente elas se entregam mais ao relacionamento do que os homens. Desse modo, é bom vigiar.
9º erro: Comparar o próprio namoro com os dos outros
As comparações geralmente não são para exaltar o namoro ou o namorado.
Via de regra, as comparações são do ponto negativo do namorado com o ponto positivo do namorado da fulana.
Essas comparações além de diminuírem o parceiro, geram na namorada uma inveja e talvez até um desejo pelo namorado da outra.
Por isso, evite fazer tais comparações, ainda que seja em pensamento, pois elas só farão mal para o seu namoro.
Vamos ao último erro?
10º erro: Insistir no namoro quando deveria terminar
Por normalmente se doarem mais ao namoro, é comum que as mulheres não consigam terminar o relacionamento, ainda que muitas vezes seja necessário, pois elas não querem sentir que fracassaram.
Quantas vezes vemos moças infelizes no namoro, algumas até são humilhadas e agredidas verbalmente ou fisicamente, e mesmo assim continuam no relacionamento?
Essa insistência pode até gerar bons frutos, como uma mudança do namorado, mas essa infelizmente não é a regra. O que costuma acontecer é desgaste, sofrimento e tristeza.
Enraizando o conhecimento…
Perceba que todos esses erros que as mulheres cometem no namoro, também podem ser cometidos pelos homens.
No entanto, acredito que por razões biológicas e ambientais, as moças acabam caindo neles com mais frequência.
Dessa maneira, se você está cometendo ou acha que cometeria algum desses erros em um relacionamento, é importante vigiar para evitá-los, pois assim seu namoro terá bem mais chances de dar certo.
Se você gostou desse artigo, achou que faltou algum erro ou se quiser deixar sua opinião sobre o assunto, deixa um comentário logo abaixo!
Obrigado por ter lido! Salve Maria!
Católico, catequista, escritor e nutricionista. Autor do Projeto Santo Namoro & namorado da Tainá. Siga o @santonamorooficial no Instagram.
Salve Maria Santíssima!
Maravilhoso esse artigo, como é produtivo esse blog, aprendo muita coisa e a cada dia, vou crescendo espiritualmente.
Que Deus te abençoe Lucas.
Salve Maria! Obrigado Talia! Fico feliz demais! Deus te abençoe também, irmã 😉
Como é rico esse perfil. Desde quando comecei a seguir tenho crescido muito. Quanto mais acompanho, mais quero me enraizar em Deus. Louvado seja nosso Senhor por sua vida.
Louvado seja Deus, irmã! Muito obrigado por esse depoimento, me motiva ainda mais a continuar esse apostolado! Reze pelo projeto. Deus abençoe!