Existem vários versículos que falam de castidade na Bíblia, sobre o que pode ou não pode ser feito, mas você conhece exemplos de pureza na Sagrada Escritura? De pessoas realmente castas?
Se não conhece, continua lendo, pois vou te contar ótimas histórias!
Com a ajuda da memória e de uma rápida pesquisa, separei 4 bons exemplos de castidade na Bíblia que vão te inspirar muito a continuar na luta pela pureza e, claro, não fazer sexo antes do casamento. Partiu?
1) A castidade de José do Egito
O primeiro exemplo que lembro é de José do Egito. A história se encontra no capítulo 39 de Gênesis.
José era um dos filhos de Jacó. Ele foi parar no Egito quando seus próprios irmãos o venderam como escravo, pois eles tinham muito ciúme dele.
Lá no Egito, ele era escravo de Putifar, um homem de muita riqueza. José era um escravo tão bom que logo foi promovido à administrador da casa, uma espécie de mordomo.
Ora, Putifar tinha uma esposa que era louca por José e queria ter relações com ele de qualquer jeito, mas ele sempre se negava, pois dizia que aquele era um pecado grande contra Deus.
Certo dia, os dois estavam sozinhos e a mulher o agarrou. Ele saiu correndo, mas o manto que usava ficou nas mãos dela.
Furiosa com a rejeição, ela inventou para Putifar que José tinha tentado agarrá-la, mas que ele se assustou com os gritos e saiu correndo, mas esqueceu o manto que vestia.
Assim, o marido mandou prender José e ele ficou preso injustamente por algum tempo.
José é um bom exemplo de castidade na Bíblia porque ao invés de pecar com a moça, ele preferiu correr, fugir, se esconder.
São Filipe Néri falava justamente isso: “Na luta contra a castidade, só vence quem foge”.
2) Tobias & Sara – Exemplo de pureza na Bíblia
A história de Tobias e Sara se encontra no livro de Tobias, entre os capítulos 7 e 10.
Tobias era filho de Tobit, um homem justo que por uma infelicidade havia ficado cego.
Pensando que ia morrer, o pai pediu para Tobias ir até a cidade de Gabael, um parente próximo, pois este o devia dinheiro.
Para ir até essa cidade, Tobias teve ajuda de um rapaz chamado Azarias, que na verdade era o Anjo Rafael disfarçado.
Chegando à casa do parente, Tobias ficou encantado por Sara, filha de Gabael, e logo pediu a moça em casamento.
O pai dela deixou, mas avisou que ela já tinha tido sete maridos e todos morreram na noite de núpcias, antes da relação sexual, pois um demônio fazia com que isso acontecesse.
Tobias ficou um pouco preocupado, mas topou.
Após o matrimônio, na noite de núpcias, Tobias fez um ritual sugerido pelo anjo Rafael para expulsar o demônio do quarto.
Após o ritual, o casal rezou e tiveram a união sexual. Ninguém morreu, pois a maldição havia sido quebrada.
Assim, Tobias e Sara são exemplos de castidade na Bíblia por dois motivos.
Primeiro, porque eles tiveram a coragem e a paciência de esperar o matrimônio para terem relações, mesmo sabendo que um demônio poderia estragar tudo. Eles não usaram desculpas.
Segundo, porque eles rezaram antes da união sexual, eles entendiam a beleza e a santidade do sexo. Que casal!
3) A história de Booz, esposo de Rute
O terceiro exemplo de castidade na bíblia que recordo é Booz (em algumas traduções: Boaz) que se encontra no livro de Rute, capítulos 1 ao 4.
Rute era uma viúva e vivia com a sua ex sogra Noemi. As duas passavam inúmeras necessidades, pois viviam sozinhas.
Certo dia, elas foram para Belém, pois estava na época da colheita de cevada.
Noemi conhecia uma plantação que era de um parente dela chamado Booz. Rute se ofereceu para ajudar na colheita. Foi ali que eles se conheceram.
Booz ficou surpreso com o bom trabalho da jovem e logo a contratou como empregada.
Vendo uma oportunidade de mudar de vida, Noemi sugeriu um plano para Rute.
Ela pediu que a jovem se arrumasse, se perfumasse e, após o jantar, deitasse na mesma cama de Booz, com o intuito de fazê-lo tomá-la como esposa.
Imagina a cena: uma jovem bonita e atraente deita na cama de um homem solteiro. Se isso fosse um filme, nós já saberíamos o desfecho: ambos teriam relação.
Mas Booz era um rapaz diferente.
Ele queria se casar com ela, mas sabia que havia um parente que era mais próximo do que ele. Pelas leis da época, esse outro parente tinha prioridade num casamento com Rute.
Então, Booz foi atrás desse parente e descobriu que ele não estava interessado na moça. Assim, Booz e Rute puderam se casar.
Nessa história, destaco principalmente o autocontrole e o respeito que Booz teve por Rute. Mesmo ela se oferendo a ele, ele não caiu em tentação. Que homem!
4) A castidade de Maria & José
Por fim, não podia deixar de citar o maior exemplo de castidade que o mundo já teve. A história de Maria e José se encontra nos primeiros capítulos dos Evangelhos segundo Lucas e segundo Mateus.
A Virgem Maria já estava noiva de José, quando o Anjo Gabriel a visitou, disse que ela era cheia de graça e que daria luz ao Salvador.
Maria, então, disse a célebre frase: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em segundo a vossa palavra”. Naquele momento Jesus habitou o ventre de Maria.
Quando José soube que Maria estava grávida, provavelmente não soube dessa história ou não a entendeu muito bem.
Como tinha um bom coração, ele decidiu rejeitá-la em silêncio e não a denunciou ou a difamou como adúltera, acusações que davam apedrejamento na época.
Porém, em dado momento um anjo apareceu para José em sonho e explicou toda a história com detalhes.
Cheio de fé, José acreditou, se casou com Maria e ajudou a criar Jesus.
Eles são exemplos de castidade porque viveram a pureza ao longo de toda a vida, eles nunca caíram em tentação.
Eles jamais tiveram relações sexuais ou qualquer ato impuro, mesmo vivendo juntos, pois entendiam que essa era a vontade de Deus para eles. Que santidade!
Enraizando o conhecimento…
Neste artigo você conheceu 4 excelentes exemplos de castidade na Bíblia.
Eles nos inspiram sobretudo a fugir das tentações, a ter autocontrole, a ter coragem de viver a pureza e nos submeter à vontade de Deus.
Se você quer, enfim, conseguir viver a castidade e parar de ficar com a consciência pesada, preste atenção nisso.
Existe um método capaz de fazer qualquer casal viver a castidade no namoro, ainda que os dois já tenham tido relações juntos.
Isso é do seu interesse? Então clique aqui e leia com atenção.
Espero que tenha gostado desse artigo! Compartilhe com alguém que precisa dele!
Deus abençoe!
Católico, catequista, escritor e nutricionista. Autor do Projeto Santo Namoro & namorado da Tainá. Siga o @santonamorooficial no Instagram.
[…] fica a pergunta: será que ficar é pecado? O que a Bíblia diz sobre beijar sem compromisso? Será que vale a pena? Nos próximos minutos […]
Obrigda pela sua oferta em auxiliar as novas famílias.
Por nada, Deus abençoe!