O ano era 2016. Enquanto Donald Trump era eleito presidente dos Estados Unidos, eu assistia vídeos católicos no Youtube. E volta e meia aparecia o termo “caminho de namoro” nesses vídeos.
Confesso que ao escutar esse nome, não entendia muito bem. Nunca tinha ouvido falar.
Porém, chamava-me atenção os elogios que as pessoas faziam sobre ele.
Assim, pesquisei um pouco e prometi para mim mesmo que quando eu arrumasse uma namorada, antes faríamos esse tal caminho de namoro.
Não deu outra! Três anos depois eu conheci minha amada e a propus o caminho de namoro. Assim que eu expliquei o que era, ela topou!
Certamente foi a melhor decisão que tomamos.
O que é o caminho de namoro?
“Tá bom, Lucas, legal a história, mas o que é esse bendito caminho de namoro?”
O caminho de namoro é um período de tempo em que o casal que tem a intenção de namorar, busca conhecer um ao outro e a vontade de Deus para saber se deve ou não iniciar o namoro.
Ele também pode ser chamado de pré-namoro ou tempo de discernimento.
A partir dessa definição, já fica clara algumas coisas.
A primeira delas é que o caminho de namoro ainda NÃO É um namoro!
Sendo assim, não deve haver beijo, selinho, mãos dadas, apelidos carinhosos ou quaisquer outras atitudes que não convêm a um casal de amigos.
A segunda coisa é que deve haver a intenção de namoro.
Não faz sentido duas pessoas iniciarem um pré-namoro se uma delas só quer amizade. É preciso que ambas queiram ter um relacionamento.
Porém, nem sempre o desfecho do pré-namoro é o namoro.
Pode ser que o casal perceba que o melhor é que ambos permaneçam amigos, e maravilha, o discernimento serve justamente para isso.
A terceira coisa que fica clara é que o casal deve rezar junto, pois essa é a melhor forma de conhecer a vontade de Deus sobre o possível relacionamento.
Em relação ao rezar junto, pode ser fisicamente, mas caso não dê, que seja à distância, portanto que ambos estejam orando pela mesma intenção.
Por fim, a quarta coisa é que um deve procurar conhecer o outro profundamente.
As conversas devem ser profundas sobre assuntos importantes para ambos, como família, objetivos de vida, vida espiritual, relacionamentos antigos, defeitos e qualidades, entre outros.
Para que serve o caminho de namoro?
É bem provável que ao ler esse artigo, muita gente pense: “Nossa, pra que tanta burocracia pra namorar? Que bobagem!”.
Confesso que eu nem julgo essa reação. Infelizmente estamos mergulhados na “cultura do miojo”.
Os mais novos não irão lembrar, mas quando o macarrão estantâneo surgiu, as propagandas giravam em torno da sua praticidade e velocidade de preparo.
Enquanto um macarrão normal levava em torno de vinte minutos para ficar pronto, o miojo demorava apenas três minutos, segundo os comerciais.
Curiosamente essa “miojização” tomou conta de tudo, inclusive dos relacionamentos.
Ninguém mais quer esperar um tempo para namorar, geral quer um relacionamento para ontem!
Agora, soma-se a isso a cultura do “ficar”, que trata pessoas como objetos descartáveis.
O resultado disso são frustrações amorosas, sofrimentos emocionais, gravidez precoce, concubinado (casamento fora da Igreja), divórcios, além das consequências espirituais, que são as mais preocupantes.
Sendo assim, o caminho de namoro serve para evitar todos esses transtornos.
Os bons frutos do tempo de discernimento
Além de evitar problemas, ele produz ótimos frutos pessoais e espirituais.
Quem passa por um tempo de discernimento relata que a amizade construída ali é uma grande base para todo o namoro.
Isso acontece porque há um conhecimento imenso entre o casal, de modo que um sabe perfeitamente as dificuldades, os medos, os desejos e as virtudes que o outro tem.
Ademais, há o crescimento de três virtudes importantes para um relacionamento:
1) Castidade – Como não há beijos ou outros carinhos próprios de um namoro, fica mais fácil para um gostar do outro de forma pura, sem buscar recompensas sexuais. Isso também treina o autocontrole, algo tão importante na vida a dois.
2) Fidelidade – Apesar de ainda não ser namoro, o pré-namoro já é uma espécie de compromisso entre o casal. Dessa forma, a fidelidade já é cultivada, uma vez que nenhum dos dois pode ficar com outras pessoas.
3) Paciência – Uma das características desse tempo é a espera: espera para entender a vontade de Deus; para aguardar o outro revelar a própria história, pensamentos e desejos; para aguardar o desfecho do caminho.
Como funciona um caminho de namoro
Apesar dele ser mais comum em comunidades, associações e movimentos católicos, qualquer pessoa pode fazer um caminho de namoro.
De forma geral, essas são as suas características gerais:
– Deve durar um tempo razoável (nem pouco tempo, nem tempo demais);
– Há conversas profundas e orações entre os dois;
– Não há beijos e carinhos próprios de namorados;
– Há uma amizade típica de melhores amigos, com partilhas, convívio e lazer;
Um presente para você
Na época que fiz o caminho foi bem difícil achar informações mais específicas, pois há poucos arquivos na internet sobre o assunto.
Dessa forma, para facilitar a vida dos seguidores do projeto, alguns meses atrás decidi criar uma Proposta de Caminho de Namoro do Projeto Santo Namoro!
Assim que souberam disso, os amigos do @Ih_casei me enviaram a proposta de caminho que eles utilizaram para me dar um norte.
Dessa forma, eu me inspirei na proposta deles e criei um PDF bem legal para você, caso queira ter um pré-namoro algum dia.
Ele é bem detalhado: há a sugestão de um tempo específico de discernimento, há orações para os dois rezarem, há passagens bíblicas para serem meditadas e também há assuntos que podem ser conversados.
É um roteiro bem específico! Confesso que eu queria ter achado um arquivo desses no meu tempo de caminho 😂
Se você quiser baixar, clica aqui, é gratuito!
Enraizando o conhecimento…
Nesse artigo você aprendeu que o caminho de namoro é uma das melhores formas de começar um namoro santo, pois evita problemas típicos da precipitação e gera ótimos frutos.
Se quiser continuar estudando sobre o tempo de espera, recomendo o artigo que fiz há poucas semanas sobre as 6 coisas que devem ser feitas no tempo de solteiro. Dá uma lida.
Espero que tenha gostado desse artigo.
Compartilhe com uma pessoa!
Deus abençoe!
Católico, catequista, escritor e nutricionista. Autor do Projeto Santo Namoro & namorado da Tainá. Siga o @santonamorooficial no Instagram.
Lucas, muito obrigado mesmo pelo esclarecimento! Jesus é bom e eu tenho muitas dúvidas sobre isso, mas seu blog (me perdoe, não sei se é assim que fala) tá me ajudando demais. Agradeço de coração 🙂
Fico feliz por isso! Deus abençoe, Andrea!
Quanto tempo mais ou menos deve ser o pré namoro? Obrigado e que Deus abençoe.
Eu recomendo 8 semanas, mas não tem uma regra. O importante é que não seja muito rápido (como 1 semana) nem demorado demais (como 6 meses).
Salve Maria. Parabéns Lucas, você escreve muito bem. Deus o abençoe. Lucas o link do caminho de namoro não está funcionando, veja isso por favor. Grato
Obrigado Breno! É que estou atualizando ele, nas próximas semanas estará tudo ok. Se estiver com pressa, envia um e-mail para contato@Lucas Rodrigues que te envio.