Mulheres, peço licença, mas hoje o papo é com a rapaziada. Quero entender por que tem tantos homens sem atitude nesse mundo de meu Deus.
Quando falo “homens sem atitude”, refiro-me não apenas à falta de iniciativa, mas também à falta de masculinidade em geral.
Se meu avô tivesse vivo, provavelmente diria que nunca viu tanto homem frouxo como hoje em dia.
É cada vez mais raro encontrar sujeitos que realmente honram a testosterona recebida dos céus — as moças hão de concordar.
A masculinidade frouxa
Ano passado, uma seguidora veio reclamar comigo. Ela disse que “os homens estavam sem iniciativa”.
Dito de outro modo, ela falou que os rapazes não estão tomando a frente na hora da conquista e menos ainda para pedir em namoro.
Indo ao encontro disso, recentemente um jovem me perguntou por que os homens têm o dever de tomar a iniciativa no relacionamento.
Percebe como a falta de atitude é realmente um problema atual no mundo masculino?
Há cinquenta anos dificilmente alguém perguntaria isso. O jovem apenas iria até a moça, venceria a timidez e a convidaria para o cinema.
Abrindo um parêntese: é evidente que as mulheres podem tomar a iniciativa com os rapazes, porém o mais natural é que esse papel seja do homem, pois somos iniciadores por natureza, enquanto elas tendem a ser receptoras.
Continuando… atualmente, por inúmeras razões, vários rapazes perderam a coragem para as coisas mais simples.
Homens sem atitude se manifestam não só nas situações amorosas, como também:
– Na ausência de atitude para resolver problemas;
– Na falta de segurança para defender seus princípios e pontos de vista;
– Na falta de fortaleza para suportar as dificuldades da vida;
– Na preguiça de ser gentil, bondoso e trabalhador;
– Na falta de coragem para vencer os próprios medos;
Perceba que, no fundo, a falta de atitude é só um sintoma da crise de masculinidade atual.
A masculinidade tóxica
Se de um lado temos a “masculinidade frouxa”, no outro extremo temos algo tão ruim quanto: a famigerada “masculinidade tóxica”.
Esse termo se refere principalmente a homens machistas, aqueles que usam o fato de serem homens como desculpa para serem violentos e maldosos.
Exemplos disso não faltam, inclusive em relação à castidade. Eu mesmo já passei por um constrangimento nesse sentido.
Quando ainda estava solteiro, encontrei um colega de longa data. Papo vai, papo vem, ele perguntou se eu estava namorando e eu disse que não.
No mesmo instante ele começou a gargalhar e perguntou se eu era gay. Ele também disse que homem de verdade devia fazer altas ‘sacanagens’.
Perceba que de um lado temos homens frouxos, mas do outro temos escrotos. Por isso tem tanta mulher solteira por aí…
A masculinidade na Bíblia
Para deixar de ser “homens sem atitude”, mas sem cair no outro extremo, devemos observar os bons exemplos bíblicos. O principal deles é nosso Senhor.
Jesus é Deus, mas também é verdadeiro homem. Apesar de nunca ter pecado, Ele passou por muitas dificuldades que passamos hoje, porém sempre com maestria.
Conta-se, por exemplo, que Cristo era simples como a pomba, mas esperto como as serpentes (Mt 10,16).
Em outras palavras, ele era “Manso e humilde de coração, mas não era bobo”, como diria meu saudoso pároco. Ele sabia lidar com as mais diversas situações.
Narra-se também que Ele era dócil com os atribulados (Mt 11, 28), mas se irava, santamente, com os ímpios (Jo, 12,13-25).
Perceba que Jesus de fato viveu como uma “pessoa normal”, mesmo sem cometer pecados, logo tem tudo a nos ensinar.
Todavia, o fato dEle ser Deus pode nos assustar um pouco, pois como imitaremos alguém tão perfeito?
Ora, tomemos como modelo, então, o glorioso São José, que apesar de toda a santidade, era um homem comum feito eu e você.
Homens como São José – Aprenda a ter atitude
Como você sabe, José é o pai adotivo de Jesus e o esposo da Virgem Maria. Se formos um pouquinho do homem que ele foi, já teremos ganhado a vida.
Observando-o, quis destacar principalmente 6 virtudes que devemos seguir:
1) Coragem e responsabilidade
Se tem rapaz com medo de falar que gosta da moça, imagina se tivesse que ser pai do filho de Deus? Qual seria a reação?
José – assim como Maria – disse: “Eis me aqui”. Certamente ele estava com medo, mas a partir do momento que soube que aquela era a vontade divina, assumiu a responsabilidade.
2) Fé e obediência a Deus
José aceitou a missão e venceu seus medos, porque ele tinha fé nos planos divinos. Ele acreditava que Deus não o abandonaria.
Lembremos que José era chamado de “justo” nas passagens bíblicas. Na linguagem da época, isso significa “santo”.
Note, então, que ele não tinha essa fé por acaso, ele já era uma pessoa que seguia os preceitos do Senhor.
3) Bondade
Ao saber da gravidez de Maria e sem entender o ocorrido, José pensou em abandoná-la em segredo, assim a culpa iria toda para ele e Nossa Senhora não sofreria punições.
Olha o nível de bondade dele. Mesmo sem compreender como sua esposa ficou grávida, ele nem ousou denunciá-la. Quanta misericórdia.
4) Firmeza
José era firme nos propósitos que tinha. Lembremos que ele e Maria nunca tiveram relações, ambos conservaram a virgindade.
5) Doação
José doou sua vida por Maria e por Jesus. Ele trabalhava para sustentar sua família e viveu em prol dessa missão. Olha o nível de desapego e caridade.
6) Fortaleza
Por fim, José era uma rocha dura que nada podia abalar. Ele permanecia determinado, apesar de todas as dificuldades, principalmente na gravidez de Maria e nos primeiros anos do menino Jesus.
Se imitarmos essas virtudes, não apenas deixaremos de ser frouxos, mas nos tornaremos homens santos.
Enraizando o conhecimento…
Nesse artigo você aprendeu como os homens sem atitudes podem se tornar homens de verdade, tal como São José.
Caso queira aprender mais sobre vida de solteiro e relacionamentos, te convido a seguir o Projeto Santo Namoro no Instagram. Diariamente posto conteúdos práticos sobre esses assuntos. Clique aqui e comece a seguir!
Para viver o tempo de solteiro em clima de oração, confira a novena que criamos para o aplicativo Hozana. Ela te ajudará a passar por esse momento desafiador!
Compartilhe esse texto com alguém que precisa dele!
Deus abençoe.
Católico, catequista, escritor e nutricionista. Autor do Projeto Santo Namoro & namorado da Tainá. Siga o @santonamorooficial no Instagram.