como esquecer alguém

Como esquecer alguém e seguir em frente

Ultimamente recebi muitas perguntas no Instagram do tipo: “Como posso esquecer alguém que me magoou? Que terminou comigo? Que não me quis?”

Percebi, assim, que é um assunto que merece ser aprofundado.

A primeira coisa a entender é que não dar certo com alguém é algo normal que já aconteceu ou vai acontecer com todo mundo.

Afinal, é impossível haver reciprocidade de sentimentos, de objetivos de vida, de afinidades, com todas as pessoas que gostamos ao longo da vida. 

Por isso, sempre que acontecer seja no namoro ou antes dele fique frustrado (a), mas encare com naturalidade, pois faz parte da vida.

Péssimas ideias para esquecer alguém

Diante disso, é comum buscar atalhos para resolver o problema.

O primeiro deles é querer engatar uma nova paixão logo em seguida, igual aquela música antiga que diz: “A dor do amor é com outro amor que a gente cura…”.

Se surgir naturalmente, talvez não haja problemas. Porém, se for algo forçado (como geralmente é), só aumentará a ferida e ainda pode magoar essa nova pessoa.

O segundo atalho é começar a falar mal do ex-amor, com o intuito de parar de gostar dele.

Isso é tolice, pois fará com que ele fique mais tempo na sua cabeça.

Por fim, a terceira solução errada é se enveredar para o caminho do álcool e das drogas. Além de não resolver o problema, isso pode causar vícios e problemas piores.

Como realmente esquecer alguém

como esquecer um amor - Como esquecer alguém e seguir em frente

Beleza, já vimos o que não deve ser feito, agora darei a possível solução. Siga esses 5 passos para esquecer alguém e seguir a vida (não pule nenhum deles):

Passo 1: Entenda que o luto afetivo é um processo

Como Walter Riso diz no livro: “Já te disse adeus e, agora, como te esqueço?”, o luto afetivo é um processo que cada um deve viver no seu tempo: não adianta buscar atalhos.

Por exemplo, quando rompemos com alguém, normalmente existe a fase da surpresa, da busca por explicações, da culpa e da raiva.

Entenda que há essas fases e lute para passar por elas rapidamente, mas sempre entendendo que cada um tem um tempo, não adianta se comparar com os outros.

Esse é o primeiro passo porque te deixará mais calmo (a), não te fará buscar soluções mágicas, uma vez que elas não existem.

Passo 2: Aceite ser feliz sem a pessoa

Por mais que você goste dela, você não pode ser dependente afetivamente, isso vale tanto para quem está namorando, quanto para quem terminou (ou nem começou) o romance.

Fundamental na vida é só Deus, só Ele é a sua razão de existir.

Quando cai essa ficha, o luto afetivo acaba bem mais rápido, pois nosso cérebro entende que o mundo não vai acabar, que existe vida após um término ou um fora.

Se o cérebro entende, pouco a pouco o coração também assimila e o sofrimento diminui.

Passo 3: Desapegue & corte o contato

Esses dias um rapaz me perguntou se precisava excluir as fotos de uma amiga que deu o fora nele, eu respondi que só se ele quisesse esquecê-la.

Afinal, como é possível superar alguém olhando fotos dele, fuxicando suas redes sociais, lendo conversas antigas, conversando diariamente e suspirando pelos presentes recebidos? Não dá.

É mais ou menos como um indivíduo que quer se curar de uma virose, mas tem contato com o vírus diariamente: ele nunca vai se curar!

Por isso, printa: primeiro desenvolva anticorpos e só depois volte a ter contato com o “vírus”.

Portanto, pare de seguir a pessoa no Instagram, bloqueia no Whatsapp, livre-se dos objetos que te fazem lembrar dela, evite cruzar com ela e frequentar os mesmos ambientes…, enfim, desapega!

Quando sentir que a ferida cicatrizou, volte à normalidade se achar necessário, mas só depois de superar.

Passe 4: Ocupe sua mente

Não deixe que a frustração te desanime ou te leve a uma depressão. Aproveite essa raiva interior e a use como combustível para fazer algo útil.

Se você manter sua cabeça ocupada com algo que demande atenção, não sobrará tempo nem energia para ficar pensando na pessoa.

Assim, ao invés de ficar assistindo filmes tristes e músicas de sofrência, comece um novo projeto, trabalhe em algo, estude a fundo algum assunto e faça coisas que você gosta e que tomem seu tempo.

Uma dica é se aprofundar na vida de santidade, lendo a vida dos santos, assistindo pregações, lendo a bíblia e assim por diante. Nessas horas Deus costuma falar muito com a gente.

Passo 5: Deixe o tempo passar

É clichê, mas é verdade, o tempo cura muita coisa, principalmente decepções amorosas.

Pode olhar para sua história, certamente você já gostou de alguém, o romance não deu certo, você ficou triste, mas meses depois você já estava pronta para outra. Esse é o ciclo natural.

Então siga os quatro primeiros passos e deixe o tempo passar. Pode demorar, mas te garanto que passa.

Enraizando o conhecimento

Neste artigo você aprendeu um passo-a-passo para esquecer alguém que te magoou ou que te dispensou.

Ele realmente funciona, basta você segui-lo à risca, beleza?

Se quiser descobrir formas de diminuir a carência no tempo de solteiro, também já escrevi um artigo sobre isso, dá uma lida.

Compartilhe esse artigo com alguém que precise dele!

Deus abençoe!

5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergos
2 years ago

Muito esclarecedor esse blog…
as dicas são verdadeiras e podem ser aplicadas de forma prática, gostei
parabéns pela atitude !!

Beatriz Pantoja
Beatriz Pantoja
4 years ago

Adorei as dicas, Lucas. Meu nome é Beatriz, temos muitas coisas em comum. Eu também sou catequista de crisma, consagrada a Jesus pelas mãos de Maria e caminho na igreja permanentemente desde 2015. Gosto muito do seu Instagram e me inscreve para receber os e-mails e adoro muito o conteúdo. Parabéns pela iniciativa!