“Como lidar com um colérico no namoro?” é o último artigo sobre os quatro temperamentos que foram postados nas últimas semanas.
Já foram escritos artigos que ensinam a lidar com os sanguíneos, com os melancólicos e com os fleumáticos, depois dê uma lida.
Em cada um desses artigos a introdução é bem parecida, uma vez que nem todos leitores viram todos os textos que foram postados, por isso a necessidade de repetir algumas definições.
Dito isso, comecemos a falar um pouco sobre esse tema que está tão em alta.
O que é um temperamento?
Para início de conversa, é bom deixar claro que temperamento é diferente de signo.
Signos são superstições que tem como base a posição do sol em relação à Terra no dia que o indivíduo nasce.
Assim, as pessoas acreditam que a posição do sol influencia comportamentos, personalidade e até como será o dia. O assunto deste artigo não tem nada a ver com isso.
O temperamento humano é fisiológico, ou seja, são tendências comportamentais que nascem com a própria pessoa. Em outras palavras, são características que o indivíduo não escolheu ter, ele simplesmente veio ao mundo com elas.
Eu sou um bom exemplo disso. Desde a infância sou uma pessoa quieta, essa é a minha tendência natural.
O problema é que muitos leem isso e começam a usar o próprio temperamento como desculpa para serem mal-educados, grossos, insensíveis etc.
Como falei, o temperamento é um conjunto de TENDÊNCIAS e não de OBRIGAÇÕES. Dessa forma, todos somos chamados a domar as más tendências.
Ao longo da história os estudiosos buscaram classificar os temperamentos em tipos. Atualmente, a teoria mais popular é que existem quatro temperamentos principais: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico.
Aqui vamos aprofundar sobre o temperamento colérico.
Principais tendências dos coléricos
Nenhuma pessoa é puramente um único temperamento, pois é comum haver uma mistura. Contudo, sempre tem um temperamento que é predominante.
A pessoa colérica é extrovertida e tem as seguintes tendências.
Boas tendências:
– Reagir rapidamente às situações (nem sempre isso será bom);
– Ser persuasiva; expor suas ideias e pensamentos;
– Ser líder, determinada, perseverante; independente;
– Ser confiante, otimista;
Más tendências:
– Ser impaciente, irritadiça, nervosa;
– Ser arrogante, orgulhosa; sempre quer estar certa;
– Ser teimosa, “cabeça dura”;
– Ser competitiva demais;
– Não conseguir se colocar no lugar do outro;
Como lidar com um colérico no relacionamento
1) Suporte as más tendências
Para lidar com um colérico, primeiro será necessário suportar as más tendências dele e na medida do possível será preciso ajudá-lo a corrigir os defeitos.
Vamos a exemplos práticos.
Por normalmente ser “pavio curto”, é importante não bater de frente com o colérico, pois ele sempre vai querer gritar mais alto, ele quer vencer a discussão de qualquer jeito.
No entanto, você também não pode ser submisso (a), pois senão ele vai deitar e rolar em cima de você.
Portanto, é necessário falar de modo firme, dando bons argumentos, mas sem se exaltar, sem perder a calma.
Outra virtude importante para lidar com o colérico é a paciência, pois ele tende a ser teimoso, a ser “cabeça dura”.
Dessa forma, se você não tiver paciência, certamente irá surtar com ele. Como ele gosta do embate, também irá surtar contigo e assim começará a terceira guerra mundial 😂.
Também é importante ajudá-lo a ser mais humilde, pois ele tem muita dificuldade em aceitar que errou ou que não é a pessoa mais inteligente do mundo.
Assim, sempre que possível, comente como você admira pessoas humildes, que pedem desculpas, que aceitam humilhações, pois assim ele verá beleza na humildade.
2) Aprenda a lidar com as boas tendências
Por sua vez, além de suportar as más tendências, é preciso também saber lidar com suas boas inclinações, uma delas é a liderança.
Por normalmente ser o iniciador, o colérico sempre vai propor algo legal para o casal, seja um novo propósito, um passeio ou um programa.
Cabe a você — na medida do possível — aceitar essas novidades, nem que seja para testá-las, pois senão ele se sentirá desprestigiado.
Aliás, uma das necessidades do colérico é essa aceitação por parte do namorado (a), principalmente por meio de palavras. Ele tem uma necessidade especial de receber elogios e palavras de apoio. Isso potencializa a perseverança que ele já possui.
Também é importante dosar o otimismo dele, pois a confiança de que tudo vai dar tudo certo pode gerar expectativas exageradas, o que talvez cause uma grande frustração.
Portanto, não jogue um balde de água fria no otimismo dele, mas lembre-o de ficar com os pés no chão, na realidade.
Enraizando o conhecimento…
Nesse artigo você aprendeu como lidar com um colérico no namoro. Viu que ele tem boas e más tendências, assim como os demais. Recomendo novamente ler como se lida com os sanguíneos, com os fleumáticos e com os melancólicos no namoro.
Se você quer, enfim, conseguir viver a castidade e parar de ficar com a consciência pesada, preste atenção nisso.
Existe um método capaz de fazer qualquer casal viver a castidade no namoro, ainda que os dois já tenham tido relações juntos.
Isso é do seu interesse? Então clique aqui e leia com atenção.
Espero que tenha gostado desse artigo! Compartilhe com alguém que precisa dele!
Deus abençoe!
Católico, catequista, escritor e nutricionista. Autor do Projeto Santo Namoro & namorado da Tainá. Siga o @santonamorooficial no Instagram.
[…] Ao longo da história os estudiosos buscaram classificar os temperamentos em tipos. Atualmente, a teoria mais popular é que existem quatro temperamentos principais: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico. […]
[…] Ao longo da história os estudiosos buscaram classificar os temperamentos em tipos. Atualmente, a teoria mais popular é que existem quatro temperamentos principais: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico. […]
cara eu sou um colérico e eu to apaixonado por uma colérica, nossa relação é boa e eu sou disposto a ceder muito da minha personalidade por ela, quais as chances de um futuro relacionamento causar um incêndio?
Se os dois se esforçarem para serem pacientes, compreensivos e humildes, as brigas não serão graves a ponto de acabar o relacionamento.
E bem isso que tu falou só que um milhão de vezes mais difícil. Vou dar uma dica, se o colérico for completamente intrasigente, o melhor a se fazer é CAIR FORA. Pois tende a ser uma pessoa que nunca te respeita, a cada mínima falha grita com você, é agressiva e nunca aceita estar errado(a), se vc disser que vai embora a reação dele será: pois vá. Se ficar calado, mas triste vai dizer: tá incomodado volta pra casa da mãe. É mais fácil vir o apocalipse do que um colérico aceitar que errou. Se persistir em casar com o colérico e aguentar, pelo menos tem uma vantagem, teu lugar no ceunta reservado por que haja paciência e muita HUMILDADE pra aguentar esse temperamento.
kkkkk como eu disse no artigo, temperamentos são tendências, não são obrigações. Esses coléricos que você conheceu não são a regra. Dá pra viver tranquilamente com um colérico (ou com um melancólico, fleumático ou sanguíneo), desde que ambos busquem desenvolver virtudes.
Kkkkkkk conheço um igualzinho.
Você parece que me descreveu!?
cara eu sou um colérico e eu to apaixonado por uma colérica, quais as chances da gente se matar?
Olha sobre vcs se matarem não sei ….. mas que estou Morrendo de rir com esse comentário eu estou kkkk