“Como lidar com um fleumático no namoro” é o terceiro artigo sobre os quatro temperamentos que serão postados nas próximas semanas.
Já foram postados artigos ensinando a como lidar com os sanguíneos e a como lidar com os melancólicos no namoro, depois dá uma lida.
Em cada um desses artigos a introdução será bem parecida, uma vez que nem todos leitores verão os quatro textos que serão postados, por isso a necessidade de repetir algumas definições.
Dito isso, comecemos a falar um pouco sobre esse tema que está tão em alta.
O que é um temperamento?
Para início de conversa, é bom deixar claro que temperamento é diferente de signo.
Signos são superstições que tem como base a posição do sol em relação à Terra no dia que o indivíduo nasce.
Assim, as pessoas acreditam que a posição do sol influencia comportamentos, personalidade e até como será o dia. O assunto deste artigo não tem nada a ver com isso.
O temperamento humano é fisiológico, ou seja, são tendências comportamentais que nascem com a própria pessoa. Em outras palavras, são características que o indivíduo não escolheu ter, ele simplesmente veio ao mundo com elas.
Eu sou um bom exemplo disso. Desde a infância sou uma pessoa quieta, essa é a minha tendência natural.
O problema é que muitos leem isso e começam a usar o próprio temperamento como desculpa para serem mal-educados, grossos, insensíveis etc.
Como falei, o temperamento é um conjunto de TENDÊNCIAS e não de OBRIGAÇÕES. Dessa forma, todos somos chamados a domar as más tendências.
Ao longo da história os estudiosos buscaram classificar os temperamentos em tipos. Atualmente, a teoria mais popular é que existem quatro temperamentos principais: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico.
Aqui vamos aprofundar sobre o temperamento fleumático.
Principais tendências dos fleumáticos
Nenhuma pessoa é puramente um único temperamento, pois é comum haver uma mistura. Contudo, sempre tem um temperamento que é predominante.
A pessoa fleumática é introvertida e tem as seguintes tendências.
Boas tendências:
– Ser tranquila, diplomática, evita conflitos;
– Ser paciente, tolerante;
– Ser obediente, gostar de seguir os demais;
– Ser caseira, gostar da calmaria, do silêncio;
Más tendências:
– Reagir lentamente às situações (nem sempre isso será ruim);
– Ser desmotivada, lenta, devagar;
– Ser indiferente, fria, não demonstrar sentimentos;
– Ser indecisa, procrastinadora;
Como lidar com um fleumático no relacionamento
1) Suporte as más tendências
Para lidar com um fleumático, primeiro será necessário suportar as más tendências dele e na medida do possível será preciso ajudá-lo a corrigir os defeitos.
Vamos a exemplos práticos.
Se você cobrar firmeza de um fleumático na hora de decidir algo, é bem possível que você passe raiva, pois eles tendem a ser indecisos, vagarosos.
Portanto, eles gostam de ser liderados. Assim, tenha paciência e, quando possível, já chegue com uma ideia e pergunte o que ele acha dela.
Logicamente, pouco a pouco vai pedindo para ele também liderar o namoro, para não ficar algo monótono, mas tenha consciência que ele terá dificuldades nisso.
Outro exemplo pode ser dado em relação à frieza. Fleumáticos não demonstram muito afeto e isso geralmente prejudica o relacionamento, pois faz o outro pensar que não é querido.
Dessa forma, é sempre necessário pedir para o fleumático ser mais caloroso, romântico, carinhoso, pois ele tende a ser indiferente.
Por fim, eles também podem ser acomodados, o que é ruim principalmente em relação aos defeitos. Logo, assim como eles são tolerantes, você também terá que ser, pois as mudanças no fleumático demoram para acontecer.
2) Aprenda a lidar com as boas tendências
Por sua vez, além de suportar as más tendências, é preciso também saber lidar com suas boas inclinações.
Assim como o melancólico, o fleumático costuma gostar da calmaria, de programas mais caseiros. Por isso, se você gosta de sair com frequência, será preciso encontrar o meio termo;
Eles também tendem a ser muito pacientes, então demoram para se estressar. Contudo, quando se estressam, ficam furiosos igual a todo mundo. Portanto, não abuse.
Ademais, por não gostarem de conflitos, os fleumáticos podem esconder opiniões sobre algo que os incomoda no namoro. Dessa maneira, é preciso haver um diálogo sincero entre o casal, para os pequenos atritos não virarem uma bola de neve mais à frente.
Enraizando o conhecimento…
Nesse artigo você aprendeu que temperamento é um conjunto de tendências que nascem com o ser humano e a como lidar com um fleumático no namoro. Viu que ele tem boas e más tendências, assim como os demais.
Recomendo que você leia também como se lida com os sanguíneos, os coléricos e os melancólicos no namoro.
]Se você quer, enfim, conseguir viver a castidade e parar de ficar com a consciência pesada, preste atenção nisso.
Existe um método capaz de fazer qualquer casal viver a castidade no namoro, ainda que os dois já tenham tido relações juntos.
Isso é do seu interesse? Então clique aqui e leia com atenção.
Espero que tenha gostado desse artigo! Compartilhe com alguém que precisa dele!
Deus abençoe!
Católico, catequista, escritor e nutricionista. Autor do Projeto Santo Namoro & namorado da Tainá. Siga o @santonamorooficial no Instagram.
[…] a teoria mais popular é que existem quatro temperamentos principais: sanguíneo, fleumático, melancólico e […]
[…] escritos artigos que ensinam a lidar com os sanguíneos, com os melancólicos e com os fleumáticos, depois dê uma […]
eu tenho um amigo @caioturri que deu fleumatico, de duas uma: ou ele mentiu ou essas informações estão incoerentes
[…] Como lidar com um fleumático no namoro? […]