não consigo arrumar um namorado

“Por que não consigo arrumar um namorado (a)?”

Atualmente quase 70% dos seguidores do Projeto Santo Namoro estão solteiros. Boa parte deles tentam, mas não conseguem arrumar um namorado ou namorada de jeito nenhum.

Alguns tentam levar no bom humor e buscam alimentar a esperança de ter um namoro santo.

Outros, mais pessimistas, já estão achando que vão morrer sozinhos e já até cogitam abrir mão de valores, só para arranjar alguém.

Inclusive, dias atrás estava conversando com um seguidor  e ele me deu a entender que estava arrependido de ter buscado um namoro santo.

Na cabeça dele, buscar moças dispostas a viver a castidade e a santidade só atrapalhou.  Se não fosse esses critérios ele já estaria namorando, pensava ele.

De fato, talvez ele já tivesse uma namorada. Mas, o que é melhor: estar solteiro, mas na graça de Deus, ou namorando, mas vivendo o pecado?

Quem ama Deus acima de tudo certamente responderá a primeira opção.

Os motivos do desespero

Não arrumar um namorado (a) gera um desespero em muita gente. Esse desespero é alimentado por algumas situações, um bom exemplo é o encontro de família da véspera de Natal.

Normalmente na noite da ceia, os parentes se reúnem na sala e começam a conversar. Um busca saber mais da vida do outro, já que a família só se reúne no final do ano.

Papo vai… Papo vem… e os solteiros começam a ser interrogados!

— “Então, querida, namorando muito?”

— “Um rapaz tão bonito e solteiro, está sozinho por que quer, né?!”

— “Você tem quantos anos? Na sua idade sua prima já estava casada!”

As cobranças dos familiares costumam doer na alma, diz aí? Eu já vivi muito isso. Minha estratégia era mudar de assunto assim que possível 😂.

Outro motivo que alimenta o desespero é a gozação dos amigos e amigas.

Quando falo disso, sempre gosto de contar uma zoação que sofri de um colega de infância, até cito ela na página de vendas do livro Solteiro em Santidade.

Até os 24 anos eu nunca havia namorado. Então, certo dia, encontrei um colega de infância no metrô. Conversamos um pouco e ele perguntou se eu estava namorando.

Quando eu disse que não, ele me fez a clássica pergunta:  “Cara, você é gay?” e começou a rir.

Essas gozações e chacotas acontecem não apenas entre homens, mas também no meio feminino, principalmente depois dos trinta anos.

Dessa forma, a idade também é um fator que gera desespero nas pessoas. Quanto mais o tempo passa, mais o pessimismo aumenta.

“Por que ninguém me quer?”

Você deve ter percebido que existe uma palavra que faz muita gente correr de medo. A palavra é CASTIDADE!

Basta falar sobre ela que um monte de pretendentes caem fora.

Como C.S. Lewis disse em seu livro “Cristianismo puro e simples”: a castidade é disparada a virtude menos popular.

Muita gente, inclusive cristãos, quer ter um namoro desregrado e impuro, onde rola de tudo. Geral diz que ama Deus, mas são poucos que buscam viver seus mandamentos.

Assim, uma boa razão de alguém ter dificuldades em arrumar um namorado (a) é justamente essa: há poucas opções.

Porém, para muita gente essa não é a única razão. Pode ser que elas estejam falhando em outras coisas, por isso é importante fazer uma autoanálise.

Fazendo uma autoanálise

como arrumar um namorado - "Por que não consigo arrumar um namorado (a)?"

A primeira coisa que pode ser analisada é a aparência.

Eu gosto de brincar que para arrumar um namorado ou namorada não precisa ser um Leonardo Di Caprio ou uma Megan Fox, mas é preciso ter algum zelo com a aparência e tudo que a envolve.

Portanto, reflita se você tem se arrumado ao sair de casa, se usa bons desodorantes e perfumes, se tem um bom hálito, enfim, coisas elementares para alguém que quer namorar.

A segunda coisa a analisar é se você é uma pessoa interessante e agradável.

Ser interessante significa saber conversar sobre alguns assuntos, ter histórias para contar, ter algo bom para partilhar.

Já ser agradável significa ser bem educado; ser simpático; não ser alguém negativo e pessimista;  não ser muito calado e nem muito tagarela; enfim, ser uma boa companhia.

A terceira coisa é observar se está procurando nos lugares certos.

Por incrível que pareça, muitos católicos querem achar pretendentes castos no Tinder ou na balada 😦.

É possível achar? Sim (uma seguidora conseguiu esse milagre), mas é bem improvável.

Os melhores lugares continuam sendo aqueles que envolvem a Igreja (pastorais, retiros, grupos, outras paróquias), círculos de amizades e também as redes sociais.

Também é possível achar um namorado (a) em outros lugares que não estes, por isso, sempre frequente bons locais.

Uma boa dica é se perguntar: quais lugares o meu possível namorado (a) frequentaria? Vá neles.

A quarta coisa é refletir se você está exigente demais.

Muita gente só quer namorar se o outro tiver uma beleza física deslumbrante, se torcer para o mesmo time ou se já tiver ensino superior. Coisas que não devem ser prioridades.

Por isso, medite sobre as características que você procura e veja quais são as principais, aquelas que você não abre mão.

O que não for prioridade, deixa de lado, pois ninguém tem tudo o que desejamos.

Finalmente, a quinta coisa é perceber se você está com fé suficiente.

Nosso Senhor foi bem claro: “Pedi e recebereis, buscai e achareis…” (Mt 7, 7).

Mesmo sem pedir, Deus pode colocar uma boa pessoa na sua vida. Contudo, Ele ama quando pedimos algo com fé, quando reconhecemos que precisamos dEle até para namorar.

Por isso, se você tem pedido pouco essa graça, talvez até pelo desânimo, não desiste! Aumenta o seu clamor, pois quem sabe só falte isso para a Providência Divina começar a agir na sua vida amorosa.

Por fim, tenha paciência

E então, qual o diagnóstico da autoanálise?

Se você está falhando em algumas dessas coisas, conserta as falhas e volta para o jogo.

Se você já está fazendo tudo certo, agora é ter paciência e continuar rezando.

Lembre-se de Davi. Ele foi ungido rei por Samuel quando tinha 15 anos de idade, mas só assumiu o trono aos 30, uma espera de quinze anos.

Em nenhum momento Davi reclamou e lamentou, ele apenas seguiu a vida dele, até que o seu momento chegou. O resultado dessa paciência foi ser o maior rei que Israel já teve.

Dessa forma, pense que toda essa demora está servindo para Deus trabalhar em você e no seu futuro José ou Maria. Ele está consertando os defeitos e está inspirando virtudes.

Enraizando o conhecimento…

Ao longo do texto você aprendeu onde deve melhorar para arrumar um namorado (a) mais rapidamente.

Caso queira descobrir os melhores lugares para achar bons (ou boas) pretendentes para um namoro santo, tenho um presente para você.

Liberei gratuitamente um Check list enumerando os 6 lugares em que provavelmente seu futuro namorado (a) está. Isso aumentará muito as chances de você começar um relacionamento!

Ficou curioso (a)? Basta acessar aqui e baixar gratuitamente o check list!

Se quiser viver o tempo de solteiro em clima de oração, confira a novena que criamos para o aplicativo Hozana. Ela te ajudará a passar por esse momento desafiador!

É isso. Compartilhe esse texto com alguém que precisa dele!

Deus abençoe.

4.7 10 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments